INSTRUÇÕES PARA PROTEÇÃO DAS SUAS PEÇAS:

Para um melhor aproveitamento das suas peças, e para que elas mantenham o seu aspeto original sem sofrerem represálias com o passar do tempo, vamos falar um bocadinho de cada material e aconselhar sobre como devem ser tratados.


COURO

Por ser um material natural, o couro necessita de proteção e alguns cuidados especiais para manter o seu verdadeiro aspeto. É importante evitar que este material entre em contacto com a água, pois isso irá danificá-lo. Se não conseguir evitar isso, jamais coloque a sua peça a secar ao sol, pois este irá escurecer a área afetada à medida que a vai secando, criando manchas na sua peça. Deste modo, é preferível deixar a sua peça secar num local arejado, mas à sombra. Se utilizar perfume ou cremes hidratantes, antes de colocar as suas peças, tenha em atenção se a sua pele já absorveu os produtos. O couro utilizado nas nossas peças, antes de chegar a si, é sujeito a um tratamento para que o seu material fique resistente e sem qualquer tipo de bactérias, para que este tratamento continue no material é aconselhável guardado sempre em locais secos, para que não seja sujeito às agressões da humidade. Não estranhe se, mesmo cumprindo com todas as indicações, o couro ao longo do tempo possa criar variações de tom. É uma das características naturais deste material.


AÇO 316L HIPOALÉRGICO

O aço 316L hipoalergénico é um metal muito resistente com baixo teor de carbono. Ou seja, trata-se de um material que não irá nem enferrujar nem escurecer com o passar do tempo. Outra das suas características que o tornam um dos materiais que melhor conforto confere aos seus utilizadores, é o facto de não provocar qualquer alergia na pele, até mesmo nas peles mais sensíveis. Apesar de resistente, se alguma peça contiver algum detalhe colorido, ao longo do tempo e com a utilização extrema, é bastante frequente que estes apontamentos comecem a perder a cor original. Por isso, o aconselhável é que retire as peças sempre que não forem necessárias, como por exemplo para dormir ou praticar alguma atividade mais arriscada. Caso sofra algum tipo de acidente, retire de imediato as peças, especialmente se forem anéis.


CRISTAIS

Os cristais conferem sempre um aspeto mais refinado e elegante e, para manter o seu brilho no auge, é necessário ter certos cuidados especiais. Evite a exposição, em excesso, a altas temperaturas e/ou a choques térmicos. Procure não sujeitar as peças ao contacto com produtos químicos. Retire as peças, sempre que possível, para evitar que a gordura da pele as torne menos brilhantes. Caso isto aconteça, deve proceder a uma limpeza das mesmas para manter a sua beleza. Recomendamos que guarde este tipo de peças em locais secos.


PRATA

A prata é um dos materiais com maior preferência no mundo da joelharia pela sua excelente relação qualidade-preço. No entanto, o aparecimento de manchas, nas peças, devido à oxidação é um processo natural. Este processo acontece, especialmente, no verão, pois é o resultado da acidez da transpiração da pele e da humidade do ar. Para reverter este processo, é importante limpar regularmente as suas peças com produtos próprios ou, em alternativa, mandar limpá-las. Tomar banho com peças de prata, ao contrário de outros materiais, não as danifica, ao invés disso vai mantendo-as limpas e evita o aparecimento de manchas. Deve evitar o uso destas peças se for à praia ou à piscina, pois tanto o sal como o cloro são agentes prejudiciais à prata. É importante, sempre que não esteja a usar as peças as mantenha guardadas em locais fechados e secos. Ao guardá-las, evite a junção de muitas peças diferentes juntas porque o movimento excessivo e a colisão das peças podem danificá-las. Mantenha as peças longe de produtos químicos, como por exemplo produtos de limpeza doméstica, cremes e perfumes.


OURO

O seu brilho e durabilidade, fazem deste metal um dos mais populares e valiosos. Para manter a sua boa conservação, existem alguns cuidados a ter. Para proceder à limpeza das suas peças em ouro nada melhor do que utilizar flanela (limpa e seca) em movimentos circulares. Evite o contacto com produtos químicos, apesar do ouro ser um metal com alguma resistência existem certos produtos que o podem danificar, como por exemplo perfumes, cloro, cremes hidratantes ou até mesmo uma limpeza mais abrasiva das peças. Por ser um metal, está sempre sujeito a danos causados por choques ou contactos mais violentos, para evitar essas situações, certifique-se que guarda as peças em locais seguros e específicos, como um porta-joias.